Uma coisa que, com certeza, deixou a cabeça das pessoas um tanto confusa foi a proibição das sacolas plásticas nos supermercados, não só por não conseguir lembrar de levar a bendita sacola para o mercado, mas por uma série de outros fatores.

É claro que a proibição das sacolas plásticas é por uma boa causa, não nego, e logo eu fui e comprei uma ecobag bonitinha e com estampa de bicho, mas ela não durou por muito tempo. Acredito que eu não tenha usado ela nem 10 vezes. Aconteceu o seguinte, eu tinha usado ela pela última vez e guardado como sempre, quando fui ao mercado um outro dia peguei ela e quando cheguei lá percebi que ela estava rasgada na costura do fundo, foi então que eu não entendi nada. Ela estava normal e de repente estava rasgada. Lembrei de algumas matérias que tinha visto por ai, que talvez as ecobags fosse mais prejudiciais a natureza, em umas matérias diziam que tinha que usar a bolsa pelo menos 50 vezes, em outras mais de 100 vezes. Não sei se algumas das matérias eram verdade, mesmo se qualquer uma fosse eu não me encaixaria em nenhuma delas, já que usei a minha pouquissímas vezes.

Sem falar no lixo, que no final das contas todo mundo vai ter que comprar sacolas plásticas para poder colocar seu lixo, pois não temos outras alternativas para descartá-lo de uma forma mais correta.

Então o uso das sacolas plásticas de supermercados vai diminuir e o das sacolas de lixo vão aumentar, da mesma forma que as ecobags e carrinhos de compras em geral. E, claro, os maiores problemas que me deparo são com ecobags vagabundas e o uso de sacos plásticos para lixo. Uma das formas que encontrei para o lixo é usar caixas de papelão, já que quando eu esqueço a sacola peço uma caixa e isso diminui ainda mais o uso das terríveis sacolas plásticas, mas não é sempre que vou ter caixas aqui e acredito que nem todo mundo também vai ter.

Com toda certeza seria bom se não se vissem mais cenas onde os animais são enganados pelas sacolas e acabam por comê-las, também seria bom outras alternativas para o lixo, que alias não é só a sacola que faz mal e um grande amontoado de lixo, o que me leva a pensar que todo o lixo deveria ter um tratamento mais especial para que o impacto ambiental fosse cada vez menor.

 

»

  1. Dasty-Sama disse:

    Eu acho que existem outras tentativas mais viáveis do que as que estão propondo. Por exemplo, vi esses dias na televisão, que um grupo de estudantes descobriu um tipo de plástico que se decompõe rapidamente, bem mais rápido que as sacolas plásticas. Podiam se empenhar em pesquisas como essas.

    • Taisho-Chan disse:

      Se eu não me engano logo quando saíram as sacolas normais colocaram umas sacolas de amido de milho pra vender a 20 centavos, talvez sejam essas, mas como elas devem sair bem mais caras que as outras ninguém está investido nelas.

Deixe um comentário

